Pular para o conteúdo

Hora do Diálogo

GRATUITO - ONLINE

Diálogo com profissionais das áreas da saúde e humanas

Diálogos em grupo com profissionais que atuam nas áreas da saúde, humanas, artes e autoridades de tradições espirituais. O objetivo é favorecer modos saudáveis de ser e fazer.

Participe:

DIA:
A ser definido!

HORÁRIO:
A ser definido!

Aberto a todos interessados em dialogar em grupo.

Coordenadores

Arthur 300x300
Prof. Dr. Arthur Shaker
Antropólogo (PhD Etnologia Indígena). Fundador da Casa de Dharma. Autor e professor de meditação. Escritor e músico.
Zlatica Coordenadora
Zlatica De Farias
Psicóloga Clínica do Adulto e do Idoso, especializada em Neuropsicologia.

Sugestões para ler e ver:

1. Arte como experiência e as qualidades da atenção”, Cassiano Sydow Quillici.

Em 9 de junho de 2018, o professor livre-docente do Instituto de Artes da UNICAMP, pesquisador, ensaísta e dramaturgo, Cassiano Sydow Quilici apresentou a palestra “Arte como experiência e as qualidades da atenção”. A palestra abordou a instabilidade dos modos de percepção na modernidade e a transformação da atenção em uma questão importante para diversos campos da cultura contemporânea. Neste contexto, a arte aparece como situação singular que pode produzir espaços para uma relação renovada com o mundo e consigo mesmo.

 

 

2. A Cabeça Branca de Hidra, e seus pântanos: subsídios para novas pesquisas sobre comunidades indígenas, quilombolas e camponesas na Amazônia maranhense
Istvan van Deursen Varga

Em 2013, os Gamela, até então considerados extintos, iniciaram várias manifestações para pressionar o Estado brasileiro a reconhecer sua identidade indígena e, assim, assumir a responsabilidade de proteger seus territórios e direitos específicos. Vários aspectos da história, da etnohistória e do processo de etnogênese dos Gamela abordados neste artigo ensejam reflexões significativas e ainda atuais sobre as relações interraciais e interétnicas na Amazônia, mais especialmente sobre as alianças e conflitos envolvendo quilombos, grupos indígenas e grupos camponês (considerados ‘brancos’). Atualizando e trazendo novos subsídios a referências disponíveis a respeito.
Revista de História, 178, 2019. p. 1-34

https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/138543/151416

 

3. Meditação como tratamento complementar de saúde em hospitais, Laura Lopes.
Neste texto médicos e praticantes contam como a meditação pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças através do treinamento mental. Isso porque essa técnica provoca mudanças fisiológicas no organismo.
Portal SABERES ANCESTRAIS, Tradicionais Nativos e Perenes: Sabedoria para Despertar da Consciência Integral, 2013.

https://despertar.saberes.org.br/saberesancestraistradicionaisnativos/meditacao-como-tratamento-complementar-de-saude/